segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CONSUMMATUM EST

          O título deste artigo são as últimas palavras de Cristo na cruz. Ali morria o homem para três dias depois nascer a divindade. Este 31 de outubro de 2010 aconteceu exatamente o contrário: morre uma divindade - ele mesmo se comparou a Cristo - para nascer a partir de 1º de janeiro o homem comum chamado Luiz Inácio Lula da Silva. Morre por coroar nessa data seu papel personalístico e egocêntrico, capaz de juntar-se e defender personagens da mais baixa envergadura política do País para alcançar seu fim, chegando à beira da abjeção. Com ele morre também um partido que não teve força para, durante oito anos, fazer as reformas necessárias à manutenção do Real. Por falta delas hoje temos a maior taxa de juros do mundo, tornando-nos o paraiso dos especuladores a ponto de o governo ter que dobrar a alíquota do IOF de 2 para 4% na tentativa de conter a avalanche de recursos em aplicações de renda fixa, ou seja, de longo prazo. Como o governo não tem recursos sequer para pagar os altíssimos juros, lança mão cada vez mais do aumento da carga tributária para financiar, inclusive, campanhas eleitorais como a milionária recém finda, elevando-a a  40% do PIB. Vale lembrar que em debate na TV em 2002 ele criticava a excessiva carga tributária que àquela época era de 36% e prometia que nos seis primeiros meses de seu mandato faria a reforma tributária.
          Numericamente o PT conta com apenas 5 governadores sendo os mais expressivos representados pelo Rio Grande do Sul e Bahia. Certamente meus contraditores dirão que o partido tem o principal que é a cabeça. Ai eu faço a seguinte pergunta: De que vale uma cabeça anencéfala que não foi capaz de conquistar seu próprio mandato sendo necessária a dedicação integral do seu Guru/Deus e da prática descarada de mentiras?
          Esquece  o Guru/Deus o que disse o seu colega, também de origem humilde, Abrahan Lincoln: "Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente".
          No congresso, a maioria folgada que parece ser uma conquista do governo, a mim configura-se como mais uma situação delicada, porque todos, com raríssimas exceções, lá estão para representar interesses próprios ou corporativistas e isto tem um custo alto para o governo, inclusive e principalmente, financeiro.
          Uma coisa eu tenho certeza: Se ela cumprir metade do que prometeu em seu pronunciamento já como Presidenta eleita, vai ter que cortar muito na carne. Do contrário continuarão o descontrole da economia combalida pela monstruosa dívida interna de R$ 1,5 trilhão, - e externa também visto que o  FMI era apenas um dos muitos credores da dívida externa pública -  as escorchantes taxas de juros, - as mais altas do mundo - o aparelhamento das empresas públicas e o fim da liberdade de expressão já votado em vários estados e iniciado pelo Ceará.
          Mal terminou a eleição e o "eleito" Lula diz que vai sugerir a manutenção do Presidente do Banco Central, o que significa que os banqueiro continuarão sendo premiados com mais recordes de lucros a cada balanço. E a verdadeira distribuição de renda continuará, só que entre os extrangeiros HSBC, Santander e City Bank, entre outros, que continuarão remetendo para seus paises de origem grande parte dos salários dos brasileiros, inclusive dos aposentados. 
          No campo social eu me pergunto como será o relacionamento com o MST e com a classe sindical hoje mantidos com polpudas verbas governamentais? O primeiro deve ser agraciado por calar-se durante a campanha; a segunda por calar-se definitivamennte.
          Os intitutos de pesquisa continuarão faturando alto visto que seus "trabalhos" vêm dando certo, ou seja, vêm conseguindo levar os eleitores até seu índice desejado invertendo a ordem das coisas: ao invés das pesquisas seguirem a tendência do povo, o povo segue a tendência das pesquisas, principalmente no nordeste onde o eleitor não vota para perder.
          É, Presidenta, não será nada fácil a sua tarefa, mas como disse Jesus Cristo em suas últimas palavras, "está tudo consumado". Agora só nos resta pedir a Ele que lhe ilumine porque só com intervenção divina  teremos o País que sonhamos.



.

Um comentário:

  1. Achei muito bom este editorial. Apesar de ter anulado meu voto (pois não confio no Serra e sei que a Dilma não será continuidade do Lula!)concordo com muitas coisas que aqui foram colocadas. Agora só nos resta mesmo pedir a Deus que ilumine este País e tenha compaixão de Nova Russas, pois está bem pior que o resto da Nação!

    ResponderExcluir