sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

VERDADES QUE NÃO GOSTAM QUE SAIBAMOS

          Para quem tem um pouco mais de idade e, principalmente para quem serviu ao exército no período da ditadura, não é tão difícil entender algumas coisas que fazem questão de não contar. No meu caso particular que estive no exército entre 1971 e 1973 e ainda fui rádio operador, portanto, convivi com os principais meios de informação da época, inclusive ações do S2, não é difícil entender hoje o que acontecia à época. ... Clique em Mais informações

Não sou daqueles que defendem a ditadura militar, menos ainda a brutal repressão vivida naqueles tempos, mas não é justo esquecer as razões que levaram a essa situação.
          É comum tratar os opositores do regime militar como herois simplesmente por terem sido opositores, principalmente aqueles que pegaram em armas contra o regime. 
          É preciso que se explique porque ocorreu o golpe conhecido pelos opositores do regime como Golpe Militar de 64 e pelos simpatizantes como Revolução de 1964. Com certeza alguns dirão que sou simpatizante do golpe, o que não é verdade, mas também não podemos simplesmente jogar pedra num regime que não conhecemos suas origens. O que pretendo é dar oportunidade, principalmente aos mais novos, de conhecerem os dois lados e tirarem suas próprias conclusões.
          Vejam matéria abaixo, depois eu volto.
   
O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram em um golpe de estado (chamada pelo Estado que se seguiu como uma "Revolução de 1964") que interrompeu o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido democraticamente eleito vice-presidente, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – nas mesmas eleições que conduziram Jânio da Silva Quadros à presidência pela União Democrática Nacional (UDN). Jânio renunciou o mandato no mesmo ano de sua posse (1961) e João Goulart, que deveria assumir a presidência, segundo a Constituição vigente à época, promulgada em 1946, estava em viagem diplomática na República Popular da China. Militantes de direita acusaram Jango, como era conhecido, de ser comunista e o impediram de assumir como mandatário no regime presidencialista. Foi feito um acordo político e o Parlamento brasileiro cria o regime parlamentarista, sendo João Goulart chefe de Estado. Em 1963 há um plebiscito e o povo brasileiro votou pela volta do regime presidencialista, e João Goulart finalmente assume a presidência da república com amplos poderes. O Golpe de 1964 submeteu o Brasil a uma ditadura militar que durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde o golpe de 1964, Tancredo Neves.

VOLTEI
          Pelo artigo acima fica evidente que os militares agiram para não deixarem se instalar no País uma Ditadura Comunista, acreditando eles que assim estariam tirando o País das mãos dos Comunistas para, em seguida devolverem-no à Democracia, como realmente aconteceu.
          E aqueles que combateram a ditadura? Quais eram seus objetivos? Devolverem ao País o estado democrático? Ou entregarem aos Comunistas o nosso País? É esta a pergunta que cabe a cada um responder. E os crimes cometidos de ambos os lados? Da parte dos militares são tratados como horrores, o que eu também concordo. E dos opositores do regime? Também não são crimes bárbaros? Mas na visão de quem apoia o governo do PT e até elegeu uma guerrilheira, é tudo normal e até motivo de orgulho. Não seria crime matar um  embaixador estrangeiro que nada tinha a ver com os problemas internos do País. Neste particular também existiam motivos como alta corrupção, aparelhamento do Estado, endividamentoe e outros  males que estão presentes nos nossos dias e já há quem diga que está na hora deles voltarem. Veja o vídeo abaixo e entenda como era tratada a vida por aqueles que supostamente defendiam a democracia. Falam de matar uma pessoa como se fosse um veado numa caçada, à época permitida, às gargalhadas.

Um comentário:

  1. E isso justifica os milhares de mortos e torturados pela ditadura? Daqui ha pouco, esse blogueiro vais defender o nazismo!

    ResponderExcluir