sábado, 22 de dezembro de 2012

VIGILÂNCIA EPISTÊMICA

          O título acima é esquisito mas, na prática, todos nós deveríamos ter maior preocupação com o tema de vez que temos tendência a acreditar em tudo que nos dizem, seja no rádio, na televisão, enfim em todos meios de informação, na maioria das vezes sem qualquer questionamento.
          Quem ousaria dizer que o amarelo que nossa bandeira ostenta não representa o ouro de nossa terra? Ah se fosse verdade! Guardando a proporcionalidade, quanto ouro não teríamos! Você acredita? Pois bem, saiba que apesar de tudo que aprendemos na escola sobre o assunto desde as Entradas e as Bandeiras que nos remetem à exploração do ouro, hoje temos um lastro inferior a 10% de Portugal que tem 382 toneladas do metal em suas reservas.
          Quem se interessa por economia sabe que nossa situação econômica não é tão  sólida quando prega o governo e na atual crise econômica enfrentada pelos países da Zona do Euro o produto "Ouro" volta a ser visto como um importante componente da economia para definição dos juros dos países endividados. Neste quesito vamos muito mal com o metal representando menos de 5% das nossas reservas internacionais.
          Mas deixemos de lado os Bandeirantes do Brasil Colônia e nos situemos nos garimpeiros da Serra Pelada e de outros garimpos por este Brasil afora. Percebemos que não existe política para o setor, sendo o minério tratado como mais uma comódite, desprezando-se  seu valor estratégico na economia como ocorre no resto do mundo com uma valorização da onça de U$ 300 para U$ 1.600 nos últimos quinze anos.
          Voltando ao tema principal, chamo atenção para o que é divulgado pelos meios de comunicação de massa, nem sempre fiéis à realidade, mas aos interesses dos grandes patrocinadores que via de regra são os governos em todos os níveis. Sejamos mais críticos com as notícias que recebemos, procurando sempre ver o outro lado e tirar suas próprias conclusões sem se deixar convencer por quem quer que seja que roubo, corrupção e outros crimes não passam de malfeitos.


CodigoFonte.com.br

2 comentários:

  1. Nossa... A viagem histórica sobre o ouro foi bem argumentativa... Vai me ajudar na redação sobre o assunto !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua visita ao blog ao tempo que manifesto minha alegria por constatar que estou contribuindo na educação de pessoas como você, razão principal deste veículo.

      Excluir